Laser na Odontologia: você conhece todos os seus benefícios?

  • 2015 jul 12

A utilização do laser tem atuado de forma positiva e eficaz nos tratamentos odontológicos, sejam eles estéticos, cirúrgicos ou terapêuticos. No campo estético, pode ser utilizado durante o clareamento, diminuindo a sensibilidade gerada por esse tratamento. As sessões de clareamento feitas em consultório duram, em média, uma hora  e tem como principal característica a rapidez no tratamento, que levaria de 15 a 30 dias em outras técnicas.

Em casos cirúrgicos o laser atua de forma precisa, esterilizando  a área de corte, ocasionando o mínimo de sangramento aos pacientes. Como conseqüência, quem utiliza o laser tem uma recuperação infinitamente melhor e rápida. Já em casos terapêuticos a técnica funciona como biomoduladora, isto é, utiliza a própria matéria-prima produzida por nosso organismo acelerando o processo de cicatrização e aumentando a ação antiinflamatória de nossas células, tendo assim uma ação analgésica imediata.

Entre outras aplicações o laser apresenta excelentes resultados em quadros de herpes labial (diminuindo consideravelmente as erupções), aftas, Nevralgias, melhora dos quadros de Mucosite, em pacientes cancerígenos (que fazem tratamento Quimioterápico), tensões musculares na região de cabeça e pescoço, que muitas vezes são a causa de dores de cabeça freqüentes, sensibilidade dental, entre outros problemas.

Vale lembrar que, como em toda técnica, é fundamental conhecer bem os seus princípios básicos. Os efeitos e o mecanismo de ação dos aparelhos utilizados na aplicação do laser influenciarão no resultado final do tratamento, por isso, consulte sempre seu cirurgião dentista de confiança.

 

Dr. Joice Santin – Odontologista com experiência clínica, pós graduada em implantodontia, Periodontia, Cirurgia Plástica Periodontal e com capacitação em Analgesia consciente (Óxido Nitroso). Responsável por idealizar, acreditar e realizar o espaço Santin Cicareli Smile Care Odontologia, em Vinhedo
compartilhe:

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up