Seu olhar é mais poderoso do que você imagina!

  • 2015 ago 25

Nosso olhar pode significar e mostrar muito mais do que imaginamos.Especialistas conseguem perceber muitas coisas enquanto conversam com as pessoas, principalmente candidatos à vagas de emprego. Veja alguns desses significados:

1) OLHAR PARA CIMA: se a pessoa é destra, esse olhar significa que ela está tentando resgatar lembranças visuais na memória, de acordo com Paulo Sergio de Camargo. Segundo o especialista em cognição e linguagem João Oliveira, esse é um olhar muito comum em pessoas que têm memória visual aguçada. “Esse tipo de olhar é diretamente associado a quem está relatando um fato verídico”, afirma. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

2)  OLHAR PARA BAIXO: para o especialista em linguagem corporal Paulo Sergio de Camargo, esse movimento revela que a pessoa está tentando recordar sentimentos associados ao que ela está dizendo. De acordo com o especialista em linguagem corporal João Oliveira, algumas pessoas têm uma relação muito forte com o corpo e relacionam, na memória, fatos com sensações obtidas na ocasião. O movimento também pode estar associado à tristeza ou vergonha. Se a pessoa for canhota, vale o oposto.

3) OLHAR PARA OS LADOS: nos destros, esse olhar tende a ser uma tentativa de recordar sons antes de dizer algo, de acordo com Paulo Sergio de Camargo. Segundo o mestre em cognição e linguagem João Oliveira, esse tipo de olhar está associado a dizer a verdade.

4) OLHAR PARA BAIXO: esse tipo de olhar é muito relacionado à tristeza, vergonha, ao medo ou à reflexão, tanto para pessoas destras quanto para as canhotas. Também pode significar submissão, modéstia ou aceitação. De acordo com especialista em linguagem corporal Ronaldo Antonio Cavalli, quando você está conversando com uma pessoa e ela olha para baixo, ela está falando consigo mesma. “Se perceber isso, pare de falar e espere a pessoa voltar, porque ela não está prestando atenção ao que você está dizendo”, afirma. Nessa situação, pode ser que ela não concorde com o que você disse ou que suas palavras tenham feito com que ela se lembrasse de alguma sensação do passado.

5) OLHAR PARA CIMA: de acordo com o especialista em linguagem corporal João Oliveira, quando alguém olha para cima, pode estar tentando fugir de um conflito. “O olhar também pode significar que a pessoa está fazendo pouco caso de quem está à sua frente. Verifique o movimento dos lábios nesse momento, pode aparecer um meio sorriso”, afirma. Segundo ele, outra possibilidade é de que a pessoa esteja tentando se lembrar de algo com dificuldade.

6) OLHAR FIXO: esse tipo de olhar pode ter diversos significados, dependendo de cada contexto. Uma pessoa com raiva irá olhar fixamente de frente para quem ela considera ser seu possível agressor. Ela também pode olhar fixamente em momentos de tensão e preocupação. Além disso, olhar assim para alguém também pode ser uma demonstração de interesse.

7) NÃO FIXAR O OLHAR: é uma tentativa de fuga para a maioria das pessoas e uma ação fortemente associada à mentira ou a um desinteresse pela conversa. De acordo com Ronaldo Antonio Cavalli, não fixar o olhar pode ser sinal de falta de honestidade ou de que a pessoa se sente pouco à vontade com o interlocutor. Se, ao fazer isso, a pessoa olhar para os lados, significa que ela se sente insegura ou com medo.

8)  COÇAR OS OLHOS: segundo o psicólogo e mestre em cognição e linguagem João Oliveira, coçar os olhos quando alguém está falando pode ser sinal de que a pessoa está mentindo. Pode ser também que a pessoa não deseja ouvir o que está sendo dito.

9) CERRAR OS OLHOS: o movimento é muito associado à raiva, principalmente quando o músculo entre as sobrancelhas se encolhe, segundo João Oliveira. De acordo com Ronaldo Cavalli, pode significar também tristeza e angústia.

10) ARREGALAR OS OLHOS: segundo o psicólogo João Oliveira, esse olhar pode significar espanto, surpresa ou medo. Para saber diferenciar qual das emoções é mais coerente, é preciso observar a tensão envolvida no movimento dos músculos da face. “Se os músculos estiverem tensos, significa medo. Se estiverem mais relaxados, espanto, surpresa”, diz

compartilhe:

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up
Please turn AdBlock off