fbpx

Como evitar a proliferação do vírus do herpes labial

  • 2020 abr 15

Como evitar a proliferação do vírus do Herpes labial?

 

O herpes labial é uma infecção viral e contagiosa causada pelo vírus Herpes simplex do tipo 1, ou HSV-1. A doença, que acomete milhares de pessoas ao redor do mundo, se manifesta através de pequenas feridas na região dos lábios, gengiva, língua, bochechas e até mesmo no rosto ou no pescoço.

Muitas pessoas contraem o vírus na infância por meio do contato com a saliva de um adulto, ou mesmo por algum objeto infectado. Entretanto, os sintomas podem passar muitos anos sem aparecer, já que quando entra no corpo, o vírus se instala em alguma terminação nervosa, principalmente nos gânglios (glândulas que auxiliam no sistema imunológico), e permanece como se estivesse adormecido.

A manifestação dos sintomas do herpes labial se dá por diversos fatores: as quedas bruscas de imunidade, estresse e exposição ao sol, colaboram para que o vírus “adormecido” saia da terminação nervosa, e se instale na superfície da pele, resultando em pequenas feridas que causam dor, ardência e coceira. As crises do herpes duram em média oito dias, dependendo da condição imunológica do indivíduo.

herpes-no-labio-superior-de-uma-jovem-mulher_135108-249

Uma vez que é contraído, não é possível se livrar do vírus. Mas existem maneiras simples de aliviar os incômodos causados pelo herpes labial. Veja a seguir:

Reduzir o estresse: Situações estressantes e noites mal dormidas podem desencadear e prolongar os sintomas.

Evite arginina: Arginina é um aminoácido agravante para o surgimento das feridas bucais e pode prolongar a duração das crises do herpes. Dentre os alimentos enriquecidos com arginina, estão os chocolates, nozes, abacaxi, kiwi e bebidas alcoólicas.

Evite alimentos industrializados: Para combater as infecções é fundamental manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes bons para manter a imunidade alta.

Adesivos para herpes labial: para aliviar os sintomas, uma opção disponível no mercado são os adesivos transparentes, produzidos pela INR Health, Herpes Block, que reduzem a coceira e as chances de proliferação do vírus do Herpes. Isso é possível porque o produto contém Melaleuca, um antisséptico natural com função de controle bacteriostático que estabiliza a ferida e protege o local. Além disso, os adesivos contribuem para disfarçar as feridas. Herpes Block é hipoalergênico e está disponível em embalagens com 5 adesivos transparentes.

Caso os sintomas persistam, é aconselhável consultar-se com profissional da saúde

A INR Health atua no segmento de saúde para jovens, adultos e seniors. Seus produtos são mundialmente testados, aprovadas e indicados por profissionais renomados. Todos os itens são de alta performance e seguros, não agressivos ao ser humano e meio ambiente.

 

keyboard_arrow_up