Busca
avançada
  1. Home
  2. Diagnóstico precoce é fundamental na cura do Câncer de Mama
Diagnóstico precoce é fundamental na cura do Câncer de Mama

Diagnóstico precoce é fundamental na cura do Câncer de Mama

  • 15/10/2018
  • 0 Likes
  • 162 Visualizações
  • 0 Comentários

DR. FERNANDO MEDINA “O diagnóstico precoce é a diferença entre a vida e a morte”

Entre os vários tipos de câncer, o de mama é o mais frequente nas mulheres. E também o de maior mortalidade. Segundo estimativa do Instituto do Câncer (Inca), 60 mil novos casos da doença devem ser diagnosticados em 2018, número expressivo que representa 10% de todos os casos de câncer no País.
“O diagnóstico precoce é a diferença entre a vida e a morte”, avalia o diretor e oncologista clínico do Centro de Oncologia Campinas, dr. Fernando Medina. Na última quarta-feira, dia 10 de outubro, o médico recebeu a imprensa no restaurante Rosário, em Campinas, para falar sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama e as ações do COC no Outubro Rosa.
Quando descoberto em seu estágio inicial, as chances de cura são de 93%. Existem três formas de diagnosticar o Câncer de Mama, autoexame, exame clínico e a mamografia, este último considerado o mais eficaz.  “A recomendação é que a partir dos 50 anos, a mulher faça o exame anualmente. Já as mulheres que possuem fatores de risco devem fazer a partir dos 40 anos”, explica dr. Medina.
O autoexame, técnica manual simples que deve ser realizado periodicamente pela mulher, é responsável pelo diagnóstico de 1 em cada 5 casos de câncer de mama. A partir dos 20 anos, deve ser realizado uma vez por mês, de 7 a 10 dias após o início da menstruação. Quando descoberto através do autoexame,  apresenta um caroço que pode ser sentido pela paciente. “O autoexame é muito importante. Porém, quando o tumor é detectado pela mamografia, em sua fase inicial, as chances de cura são ainda maiores”, avalia o médico.
Um método mais recente para o diagnóstico do Câncer de Mama é o exame genético e deve ser realizado principalmente em mulheres com histórico familiar da doença, segundo dr. Medina. Os genes BRCA1 e BRCA2, localizados nos cromossomos 17 e 13, respectivamente, respondem por uma porção significativa dos casos de câncer de mama hereditários. Mulheres com variantes no BRCA1 têm até 87% de chance de desenvolver neoplasia mamária, até os 70 anos de idade. Naquelas com mutação no BRCA2, os riscos  são de 84%.
São considerados fatores de risco: Histórico familiar e pessoal da doença; Câncer de útero (endométrio) ou ovário; Doenças benignas da mama, como a hiperplastia epitelial; Gravidez tardia ou nunca ter engravidado; Início precoce e término tardio da menstruação; Obesidade; Tabagismo; Consumo excessivo de gordura animal e uso de hormônios.
 
Palestras gratuitas
O COC preparou uma programação especial neste Outubro Rosa. São palestras, apresentações culturais com pacientes e ex-pacientes de câncer de mama e oficinas de beleza, totalmente gratuitas e abertas à população em geral. “É muito importante neste mês fazer todas as ações possíveis para chamar a atenção para o diagnóstico precoce”, ressalta Medina.
Confira a programação:
Dia 11/10- quinta-feira
* 09h00 – Palestra com Ana Savoy:  Micropigmentação de Sombrancelhas e Mamilos;
* 09h30 – Coffee Break;
* 10h00 – Micropigmentação com Ana Savoy & Equipe
 
Dia 15/10 – segunda-feira
* 09h00 – Palestra com o Médico Dr. Orestes Mazzariol: Sexualidade e Estética Íntima Durante o Tratamento do Câncer de Mama e na Menopausa;
* 09h30 – Palestra com a Educadora Física Dra. Emiliane Salomão, especialista em exercício físico e câncer sobre: A Importância da Atividade Física Durante e Após o Tratamento do Câncer de Mama;
* 10h00 – Coffee Break (com Stands de próteses/perucas, nutrição e beleza);
* 10h30 – Apresentação Grupo Amigas da Onça (pacientes e ex-pacientes de câncer de mama);
* 10h40 – Oficina de Beleza e Automaquiagem com a Equipe Cristiane Aguiar
 
Dia 22/10 – Segunda-feira
*09h00 – Palestra com a Médica e Ex-paciente Dra. Flávia Mambrini: Qualidade de Vida durante e após o Tratamento do Câncer de Mama;
* 09h30 – Palestra com a Nutricionista Oncológica Dra. Marina Ossick: Alimentação e Câncer de Mama – Mitos e Verdades
* 10h00 – Coffee Break (com stands de próteses/perucas, nutrição e beleza)
* 10h30 – Grupo de Dançaterapia (Projeto COC ROSA com as pacientes do Centro de Oncologia Campinas)
 
Dia 25/10 – Quinta-feira
* 10h00 – I ENCONTRO DO GRUPO FLORES RARAS com Roda de Conversa com o Médico Onco-geneticista Dr. Danilo Viana e a Psico-Oncologista Fabiana Caron
 
DA REDAÇÃO ( Reportagem: Ana Paula Bardella/ Fotos: Rebeca Von Zuben)

Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Aplikasi Bambu4d
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Bambu4d
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Lexitoto
Lexitoto
Aplikasi Lexitoto
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Lexitoto
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Situ Togel Online
Situs Togel Amanah
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Prediksi Togel Lexitoto