fbpx

Depressão, ela está matando os jovens

  • 2017 abr 04

“Let’s talk” (“Vamos conversar”) é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde, em 07 de abril.

A campanha faz um alerta sobre a depressão, as formas de prevenir e de tratá-la, considerando que ela pode levar a graves consequências. Esse transtorno que pode afetar pessoas de qualquer idade em qualquer etapa da vida, provoca angústia e tem impacto na capacidade de as pessoas realizarem até mesmo tarefas diárias mais simples, com consequências às vezes devastadoras para o relacionamento com a família e amigos. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio.

A OMS estima que no mundo todo, 350 milhões de pessoas de todas as idades sofrem com esse transtorno. É a segunda maior causa de morte entre 15 e 29 anos de idade.

E para entender melhor o assunto, a primeira providência é conversar abertamente sobre ele. Só assim mais pessoas podem procurar ajuda. É comprovado que os programas de prevenção reduzem a incidência da depressão. Programas escolares que incentivam um modelo de pensamento positivo entre crianças e jovens, bem como ações direcionadas aos pais de crianças com problemas comportamentais levam à redução dos sintomas depressivos de pais e filhos. Exercícios físicos também são eficazes para prevenir a depressão em pessoas idosas.

Os tratamentos eficazes oferecidos são tratamentos psicológicos como terapia cognitivo-comportamental e psicoterapia interpessoal. Em casos de depressão moderada-grave utiliza-se de medicamentos antidepressivos. Mas sempre sob orientação de um profissional da saúde.

Neste Portal você encontra artigos e excelentes profissionais da área!

compartilhe:
keyboard_arrow_up