Busca
avançada
  1. Home
  2. Saúde começa pela boca!

Saúde começa pela boca!

  • 19/08/2014
  • 0 Likes
  • 4 Visualizações
  • 0 Comentários

1. Você vive para comer ou come para viver?
2. Você fala o que pensa ou é comedido nas palavras?
3. Você foi ao dentista nos últimos 12 meses?
Se a resposta a primeira pergunta foi vivo para comer, é fato que a ansiedade está lhe consumindo.
Respondendo a quem fala tudo que pensa “doa a quem doer”, isto significa que está  sempre na defensiva, portanto ataca sem sentimento pelo outro, acreditando que  tudo pode.
No caso de não ter visitado o dentista,  talvez pela ignorância desconheça a importância do Preventivo ou pense que dentista = dor, quando ela aparece você corre ao consultório.
Esclarecendo
Se vive para comer o hábito alimentar é consciente e a busca pela alimentação saudável está incorporada ao cotidiano.
A fala comedida traz o equilibro entre pensamento e emoção e “pérolas aos porcos “ não são desperdiçadas”
Viver bem é ter auto-cuidado e a visita ao dentista é uma das atitudes preventivas.
Pensando
Ansiedade, arrogância e Ignorância.
Ansiedade = medo do desconhecido, a compensação vem pelo alimento.
Arrogância = sentimento de superioridade frente ao outro, a força vem do ataque.
Ignorância = condição natural de todo ser humano que nasce no planeta terra e se acomoda ou acomodado é.
Concluindo
Saúde começa pela boca SIM:
No  plano físico há mais de 700 germes vivendo na boca, portanto mais vale a prevenção à dor de um dente careado, uma gengivite, halitose ou algo mais grave.
Ansiedade é fator desencadeante para alterações fisiológicas no organismo tais como comer além da necessidade, falar compulsivamente, suor e dor excessiva.
Ignorância / falta de educação permite a “língua solta”,  por um lado a super valorização de si e o desrespeito ao outro, pelo outro a fragilidade do ser que se defende atacando sempre. Com o tempo o individuo sofre com o stress, gastrite e enxaqueca, por exemplo.
A Aromaterapia é um facilitador nestes processos no corpo físico e no emocional. No corpo físico há óleos essenciais que são anti-fungos, bactérias e vírus e são usados em solução para enxague bucal – 100% natural. E no emocional baixando os níveis de stress e ansiedade o que já permite raciocinar com clareza e melhoria na qualidade do sono.
 

Salete Pimentel é Aromaterapeuta com certificação em Aromaterapia e Aromatologia, Florais de Bach Nivel II, Reiki nível III, Cone Indú e Psicologia Transpessoal. É também graduada em Educação Física, Pós-graduada em Avaliação de Tratamento da Dor Interdiciplinar pela USP e Pós-graduada em Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho pela UFRJ. Ministra cursos, vivências, oficinas e palestras nas áreas de saúde e bem-estar. Além disso, é voluntária do Programa de Atendimento à população carente da cidade de Campinas e Região e do Movimento Mãos Sem Fronteiras – Estimulação Neural. Atualmente, atende em consultório nas cidades de Vinhedo e Campinas.