fbpx

Outubro Rosa

  • 2016 out 03

A campanha Outubro Rosa é celebrada mundialmente, desde 1990, e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Alguns monumentos símbolos das cidades estão iluminados de rosa, e toda a sociedade pode participar desta campanha. Adote um laço rosa, um lenço rosa, um broche, um calçado, um esmalte rosa, ilumine seu local de trabalho, a sua escola, a sua casa. Faça a diferença! Participe conosco desta iniciativa.

E mulheres atenção! Fiquem atentas aos sinais que nossos corpos podem apresentar. Qualquer alteração pode ser um alerta. Procure seu médico imediatamente. Mantenha seus exames em dia, principalmente a mamografia e o ultrassom de mama.

Embora alguns fatores de risco não são possíveis de serem controlados, como a questão genética, é possível tomar algumas atitudes que podem diminuir até pela metade os riscos de ter a doença.

Faça sempre o autoexame (veja no quadro) e se notar qualquer alteração, procure um médico.

Hábitos saudáveis e um estilo de vida ativo estão diretamente associados a um menor risco de câncer de mama. Evite bebidas alcóolicas. Segundo estudos, tomar uma dose por dia aumenta em 5% o risco de ter a doença.

Pratique atividades físicas pelo menos três dias por semana, por uma hora. A dieta deve ser balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura.

Evite o sobrepeso. Mulheres que já passaram pela menopausa devem ficar atentas à obesidade.

Prolongue a amamentação. Mães que amamentam seus filhos têm um risco menor de ter câncer de mama. Amamente pelo maior tempo possível.

As mulheres na menopausa devem ficar atentas à terapia hormonal, pois pode ter o risco aumentado de câncer de mama.

Participe desta campanha e cuide de sua saúde!

compartilhe:
keyboard_arrow_up