A obesidade é uma epidemia mundial, que vem causando sérios dados à saúde das pessoas de uma forma geral. No Brasil, os números atuais mostram que a obesidade já é um problema de saúde pública. Dados da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), demonstram que o excesso de peso acomete 40% da população brasileira, aumentando o risco de doenças como pressão alta, diabetes, colesterol alterado, doenças cardiovasculares, entre outras.
A prevenção contra a obesidade passa pela conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. E hoje, crianças e adolescentes brasileiros representam uma grande preocupação, uma vez que adotam estilo de vida sedentário, refeições com poucos vegetais e frutas, além do excesso de alimentos com fritura e açúcar. Esses hábitos refletem no aumento de pessoas obesas, em todas as faixas etárias. Hoje, o índice de crianças brasileiras com sobrepeso já chega a 15%.
A educação é considerada pelos especialistas como fator preponderante no combate à obesidade infantil, inter-relacionada às famílias e seus hábitos de vida.
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal e é considerada uma doença crônica. Dentre os fatores que causam a obesidade estão os nutricionais, fisiológicos, genéticos, psiquiátricos e psicológicos, comportamentais e ambientais.
Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais utilizado é o do Índice de Massa Corporal (IMC). Consideram-se obesas as pessoas com IMC superior a 30. Já as que têm IMC entre 25 e 29,9 são consideradas portadoras de sobrepeso.
Como forma de prevenção à obesidade só mesmo a conscientização da importância da atividade física e da alimentação adequada. Órgãos de Saúde, academias, espaços de saúde e bem estar promovem regularmente campanhas, projetos e palestras de conscientização e sensibilização, além de atividades que estimulam a prática de atividade física.
E você? Já está agindo contra o sedentarismo?
Você sabia que 30 minutos por dia de atividade física já faz diferença? Que tal começar hoje mesmo? Escolha a atividade que te traz mais prazer: caminhar, pedalar, dançar, levar o seu cachorro pra passear.
Não se sente motivado sozinho? Arrume um parceiro para exercitar junto. Ter companhia é sempre mais estimulante.
A atividade física traz muitos benefícios, tanto para o corpo como para a mente, como redução da pressão arterial, melhora da força muscular, controle do Peso Corporal, melhora da mobilidade articular, melhora da resistência física, aumento da autoestima, alívio do stress, redução da depressão, redução do isolamento social, melhora no bem-estar geral.
E pensando sempre na prevenção como a melhor forma de combate, que tal iniciar uma reeducação alimentar, hábitos mais saudáveis e incluir no seu dia a dia algum exercício físico?
Assim, sua saúde ficará em ordem, sua vida mais saudável e você não terá surpresas desagradáveis com seus exames periódicos.
Faça um check up anual! Sua saúde não pode ficar em segundo plano!