Pilates na gestação, um momento especial para a mamãe e o bebê

  • 2018 dez 07

A gestação é um momento único e extremamente especial para todas as mulheres. A prática de exercícios físicos são certamente recomendados pelos inúmeros benefícios que proporcionam nessas semanas de mudanças constantes.

O Pilates é uma prática riquíssima durante a gestação,  pode ser adaptado ao período de cada mamãe, preparando o corpo para as mudanças que semanalmente acontecem.

É necessário manter o equilíbrio das capacidades físicas já que o corpo vai se adaptando as mudanças fisiológicas e corporais.

Fortalecer a musculatura abdominal profunda para dar maior estabilização à coluna lombar, aliviando e prevenindo dores na região.

Manter a circulação sempre ativa, sabendo que o volume sanguíneo pode aumentar em até 50%, minimizando o inchaço e incômodo por conta do acúmulo de líquidos.

Trabalhar desde o início a musculatura do assoalho pélvico que sofre uma descarga de peso do útero e posteriormente do feto. Evitando as varizes vaginais, mantendo um melhor controle caso a mamãe opte pelo parto normal. Além de proporcionar uma melhor consciência corporal na ativação da musculatura dando suporte ao períneo (músculo responsável pela sustentação da bexiga) minimizando os casos de incontinência urinária.

Além do fortalecimento das musculaturas estabilizadoras do tronco, membros superiores e inferiores fortes e resistentes durante toda a gestação proporcionando uma melhor qualidade de vida à gestante. Com menor fadiga, menor cansaço e melhor disposição.

E por fim e não menos importante, a respiração que é tão preconizada no Pilates. Respirar adequadamente faz com que a mamãe se concentre melhor nos movimentos e exercícios. Fazendo com que todo esse processo possa ser utilizado no momento do parto.

Lembrando também que o Pilates é uma ótima atividade no Pós-Parto. Momento de recuperar e reestruturar todo o corpo para voltar à rotina. Ou seja, não faltam benefícios para a prática.

Na Homeostase, onde atuo, contamos com vários profissionais qualificados e preocupados com a saúde das mamães e bebês. De forma personalizada as aulas são preparadas através de avaliações físicas feitas previamente e após a liberação do médico. Tendo a certeza de um treinamento seguro, visando a melhora da qualidade de vida.

 

Vanessa Lima Leal é Personal Trainer e Instrutora de Pilates. Graduada em Educação Física pela Faculdade de Jaguariúna, Especialista em Bioquímica, Fisiologia, Treinamento e Nutrição Desportiva pela Unicamp. Trabalha na Homeostase Fitness e Welness

 

 

 

 

compartilhe:

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up