As complementares são essenciais

  • 2013 ago 29

Terapia holística, alternativa ou complementar eis: a questão?

Relembrando dois relatos:

Antônia de 80 anos conta que quando criança sua mãe sempre dava a ela e aos irmãos chá de poejo quando tinham dor de barriga.

João de 89 relata que certa vez, ardendo em frente há três dias e sem recursos, tevea “mão santa” de uma benzedeira sobre sua testa em oraçãoo que fez adormecer e despertar na manhã seguinte curado.

Hoje nominaríamos no primeiro caso de uso de Fitoterapia e o segundo poderia ser uma das técnicas conhecidas por imposição de mãos. As duas pertencentes ao quadro das terapias holísticas.

Holística, porque aceita o ser humano como um todoe estenão podem ser separados, divido em partes para ser tratado.  Necessita ser cuidado sob seu aspecto físico, mental, emocional e espiritual ou biopsicofisico e espiritual.
A CBO – Classificação Brasileira de Ocupação, registra a profissão de Terapeuta Holística – http: WWW.mtecbo.gov.br/cbosite. pages.home.jst e em São Paulo há o CRT – Conselho Regional Terapia e o SITE – Sindicato dos Terapeutas.  Há também o SINNATURAC.

Por questões múltiplas ostermos holístico, alternativo e complementar começaram “competir” entre si,creio quepor falta de aprofundamento e conhecimento ou simplesmente maior aceitação talvez porque em verdade o que muda é o olhar, o ser humano não.

Dei meus primeiros passos no Universo Holístico no ano de 1988 vivenciando Meditação Transcendental, depois recebi algumas sessões de Reiki e resolvi fazer o Curso, no ano seguinteFlorais de Bach e estas práticasincorporei a vida pessoal, familiare profissional.

Em 2010 tive o primeiro contato com a Aromaterapia, comecei a utilizar, passei a ler a respeito, depois a estudar e hoje as respostas, também, em consultório são impressionantes pela eficácia e rapidez em resultados.

Inspirar um Aroma é acessar o sistema límbico (o centro das emoções, em 2 segundos) e o processo inicia-se. Passar um óleo essencial na pele puro para no caso de insôniagarante uma noite tranquila de sono, pois ele vai direto para a corrente sanguínea, etc… É um universo muito rico.

2011 foi um divisor de águas, conheci o Movimento Mãos Sem Fronte rias e a Terapia Natural de Estimulação Neural e isto mudou literalmente minha vida e veio o Slogan de meu trabalho “Saúde e Plenitude”, me tornei Voluntaria e hoje literalmente * dou de graça o que de Graça recebi *.

Neste caminhar a leitura, o estudo,a pesquisa e principalmentea conexão com o Criador de Tudo e Todas as Coisas são fundamentais (alias, penso que em toda e em qualquer profissão deveria ser assim) ser Terapeuta é cuidar da coisa mais preciosa que um Ser pode ter mesmo que ele mesmo não saiba disto.
Um pouco da minha historia para justificar o alerta quanto à escolha de um profissionalporque as técnicas são aprendidas, mas o conhecimento não  é estático  e o  Humano é um ser mutante e esta em constante movimento.O Terapeuta deve ser Credenciado / CRT, pode ser associado aoSINTE / Sindicato dos Terapeutas e ter referência.

Voltando, pelo mundo há mais de trezentos tipos de terapias e hoje o Termo mais aceito é o de Terapias Naturais(Acupuntura, Aromaterapia, Florais de Bach,Estimulação Neural, Rolfing etc…)OBS: se tiver curiosidade e quiser saber o nome de todas, envie um email p/ salete.pimentelsp@gmail.com

Os profissionais que trabalham com elas são:Naturoterapeutas, Terapeutas, Naturopatas, Terapeutas Holistas, Terapeutas Naturalistas, Terapeutas Alternativos, Terapeutas Energéticos, Terapeutas Complementares ou Integrativos e Terapeutas Vitalistas.

Todo o conhecimento que muitos veem como empírico ou simplistamentetratam como sendo lembrança do“chazinho da vovó” em verdade remontam um conhecimento milenar oriundo do Antigo Egito, Grécia, China e ora adormeceram ora ressurgiram nos ciclos das existências terrenas.
Não há nada de novo sob o sol Hermes Trimegisto, no inicio dos tempos a Natureza se manifestava e seus ciclos eram respeitados.
Havia o período da chuva, do plantio, da colheita e etc.

O homem caçava,a mulher já era multifuncional!
Durante o dia se produziae a noite se repousava.
O homem era viril, a mulher menstruava e o stress era natural.
Alimentava-se do que a terra dava.
E na doença eradas plantas das sementes e das raízesque seextrai o remédio (o que era isso senão Terapia Natural?).
Intuição, conhecimento e sabedoria eram passados de geração a geração, havia uma tradição, fruto de uma cultura.

Frente a um não saber era no Silêncio Interior,na Meditação, na Oração que se buscava a Solução. Isto é: permitia-se que a própria mente utiliza-se um recurso próprio para poder solucionar a questão, intuição / religacão (ponto de estudo esmiuçado pela Neurociência hoje) e no próximo parágrafo quatro exemplos que em pontos diferentes do planeta conectados pela sabedoria milenar do Poder Mental se beneficiaram e passaram a diante o conhecimento da Terapia Natural.

Quem conhece a obra de Carl G. Jung, sabe que ele utiliza Mandadas e que contava em alguns momentos com um mentor espiritual; Francisco Xavier um Ícone  na Terapia do AMOR salvou milhões, Deepak Chopra médico endocrinologista utiliza da terapia da Visualização e contribui de a Aa Z com a população mundial  e o Dr. Raul Marinho Jr, Neurocirurgião defende a importância da Meditação e ressalta o valor da Fé (todas terapias holísticas logo Naturais).

 

TESTE

Contudo, nem tudo é para todos: 1, 2 ou 3.

1.Quem já leu sobre a Historia da Humanidade, percebe que de tempos em tempos vem a mão do homem egoico, desfaz-se de todo contexto positivo da tradição e conhecimento cria algo miraculosamente novo que com o passar dos tempos se torna em nada e o Ser fica carente, solitário, desamparado e no momento do desespero um eleito, recebe a Iluminação e por processo intuitivo “Eureca”,  cai a maçã no topo da cabeça, pensa 99 vezes, se cala e fica em silêncio e …a resposta vem, isto é: resgata o conhecimento que é milenar e começa a difundi-lo e pessoas chegam até este e como numa “corrente do bem” vão formando elos e se beneficiando, difundindo-o,  a felicidade vem, a vida se harmoniza e tudo se estabiliza e prospera.

2.O ser nasce, cresce e na fase adulta se orgulha em dizer que seu nome é trabalho e não tem tempo para nada. Seu trabalho e profissão estão sempre em primeiro lugar. Dores e amores são passageiros, afinal aprendeu que tudo passa. Pode até ter hipertenso, ter amante da Insônia, mas a alopatia resolve, basta não faltar os remédios à cabeceira e principalmente não se esquecer de tomá-los que tudo bem. Afinal, não se pode ter tudo. E a vida passa por ele.

3. De um lado a riqueza do outro a miséria. Exp. Matériaexibida em rede nacional sobre condomínios de luxo no Rio tendo favelas como paisagem de fundo e balas perdidas perfurando paredes. Polêmica no ar, revolta e inconformidade. Por alguma razão existe a diferença em tudo e em todas as coisas. Porque será que nasci, cresci e vivo onde vivo e nas condições em que me encontro hoje.

RESPOSTA TESTE

Dependendo do grau de consciência haverá um sentimento e pensamento para cada uma das colocações anteriores:

a.quando o sentimento é agradável a nutrição gerada satisfação todos os corpos, relaxamos, sorrimos com facilidade, dormimos o sono refazedor e estamos sempre dispostos para um novo dia de trabalho.

b.quando o sentimento é desagradável ou o pensamento éruim (podemos apenas pensar e não sentir) ao ler 1, 2 ou 3, algo incomodou, não houve compreensão ou aceitação.  Pode-se fazer ignorar, discutir sobre ou ser radical e fechar a porta.

Conclusão 1p/a.: autoengano. A fatura vira logo à frente, principalmente na atualidade com fibra óptica, Tudo acelerado. A angustia vem, a dor de cabeça, a cólica, a indigestão, a prisão de ventre, etc.

Conclusão 2p/a.: agende uma consulta com um terapeuta antes que a dor se tornecrônica ou a doença se instale ou…  E, fica a sugestão.

Volta sempre a minha mente a seguinte frase:“É da ignorância e tão somente da ignorância que o ser humano deve ser liberto”. Sempre que algo novo surge sinto necessidade de buscar por sua origem, qual a fonte e dias atrás lendo uma matéria de Carla S. VéscovibyAromaluz sobre campo energético,especificamente“… a energia que flui por todos os chakras é um sistema sutil, descrito por diversas tradições ao logo de nossa história, há registro em inúmeras tradições: os tibetanos, os sufis, na cabala”,e para minha surpresana Bíblia São João se refere aos sete selos do Livro da Vida.

Jesus usava as mãos para curar e com o pensamento realizava milagres, enfim, somos imagem e semelhança Dele. Só não realizam milagres os homens de pouca Fé. As Terapias Holísticas / Naturais apresentam resultados porque suas origens veem do Criador, foram exemplificadas por Jesus e o Terapeuta utiliza os recursos que tão só e simplesmente reconhece, sente, aceita e desenvolve através das próprias potencialidades de corpo físico , mental, emocional e espiritual e assim com Saúde Vive a Plenitude do Estar Aqui e Agora Cumprindo Sua Missão

 

Salete Pimentel é Aromaterapeuta com certificação em Aromaterapia e Aromatologia, Florais de Bach Nivel II, Reiki nível III, Cone Indú e Psicologia Transpessoal. É também graduada em Educação Física, Pós-graduada em Avaliação de Tratamento da Dor Interdiciplinar pela USP e Pós-graduada em Ergonomia e Fisioterapia do Trabalho pela UFRJ. Ministra cursos, vivências, oficinas e palestras nas áreas de saúde e bem-estar. Além disso, é voluntária do Programa de Atendimento à população carente da cidade de Campinas e Região e do Movimento Mãos Sem Fronteiras – Estimulação Neural. Atualmente, atende em consultório nas cidades de Vinhedo e Campinas.
compartilhe:

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up