Busca
avançada
  1. Home
  2. A importância da Terapia Ocupacional no tratamento do Autismo
A importância da Terapia Ocupacional no tratamento do Autismo

A importância da Terapia Ocupacional no tratamento do Autismo

  • 02/04/2019
  • 0 Likes
  • 175 Visualizações
  • 0 Comentários

 

Hoje, dia de 2 de abril, é comemorado do Dia Mundial de Conscientização do Autismo.
É provável que a maioria das pessoas nunca tenha ouvido falar tanto no Transtorno do Espectro Autista (TEA) quanto atualmente, mas ainda há dúvidas sobre o que realmente é, seus sintomas e as implicações para o indivíduo.
O TEA é conhecido também de diferentes maneiras, como Transtorno Autístico (Autismo), Transtorno/Síndrome de Asperger, Transtorno Desintegrativo da Infância, Transtorno Global ou Invasivo do Desenvolvimento sem outra especificação e é considerado um dos Transtornos do Neurodesenvolvimento. Pode afetar três áreas do desenvolvimento humano como a comunicação, socialização e o padrão comportamental, seja ela restritivo e repetitivo,
No diagnóstico é detectado se o paciente possui características que envolvam prejuízos na interação social, na linguagem/comunicação, e se há padrões repetitivos de comportamento.
A Terapeuta Ocupacional, Lígia de Godoy Carvalho, da Clínica Ludens de Campinas, explica a importância do estímulo correto para os pacientes, o diagnóstico e como a terapia ajuda no desenvolvimento.
Acompanhe a entrevista:
 
Como o TO atua no tratamento do autismo?
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que tem como função contribuir para a aquisição, manutenção, e adaptação da capacidade funcional das pessoas nas diferentes etapas da vida.
A criança autista pode apresentar alterações no seu desenvolvimento que vão desde um atraso sensorial e motor, até falhas na comunicação e nas interações sociais que impactarão diretamente no seu desempenho nas atividades da vida diária, bem como, nas tarefas de rotina como ir à escola, participar de encontros familiares, brincar com os amigos etc.
Desta forma o terapeuta ocupacional após uma avaliação criteriosa, determina quais as áreas que estão disfuncionais e impedindo que a criança se desenvolva. Uma das áreas que em 90% das crianças com TEA apresentam alterações significativas é a sensorial. Podem apresentar uma resposta exacerbada ou não ter resposta frente aos estímulos auditivos, táteis, visuais e de movimento que são gerados nos ambientes a que são expostos. O terapeuta ocupacional após traçar o perfil sensorial desta criança, identifica quais as possíveis disfunções sensoriais que podem estar relacionada à problemas de Modulação (hiper ou hiporesponsividade aos estímulos sensoriais) ou à falhas de Discriminação sensorial que impactam diretamente na Práxis destas crianças. Para o tratamento destas disfunções a técnica mais utilizada é a Integração Sensorial, que deve ser realizada por um terapeuta ocupacional especializado e em ambiente terapêutico adequado a sua aplicação.
 
Qual é o objetivo da Integração Sensorial?
Integração Sensorial é um termo abrangente que envolve uma teoria, um processo neurológico, um distúrbio e uma abordagem de tratamento (Bundy, 2005; Mulligan, 2003). Foi criado por uma terapeuta ocupacional norte americana Jean Ayres que dedicou a sua vida ao estudo da neurologia e que criou a teoria da Integração sensorial que relaciona as sensações corporais, os mecanismos cerebrais e a aprendizagem. Além disso, propôs uma metodologia de avaliação e de tratamento para crianças com disfunções sensoriais.
Para a aplicação desta técnica é necessário um espaço terapêutico que proporcione experiências sensoriais táteis, visuais, auditivas, proprioceptivas e vestibulares. Os equipamentos variam desde balanços, escorregadores, trapézios, tirolesa, escalada, piscina de bolinhas até materiais como grãos, buchas com texturas variadas, espuma, tinta, cola, brinquedos e jogos.
Enquanto tratamento a técnica de Integração sensorial tem como objetivo melhorar o registro sensorial, a modulação e a integração dos sentidos da criança autista de forma a emitir respostas adaptativas das mais simples às mais complexas. O impacto do processamento sensorial no desenvolvimento das habilidades no TEA compromete a sua participação social, no jogo e no lazer, as atividades da vida diária, as habilidades adaptativas e acadêmicas, sono e descanso, comunicação e linguagem e estresse familiar e parental.
Assim a terapia de Integração Sensorial pode ajudar a criança aprender a se auto regular frente aos estímulos sensoriais, discriminá- los, integrá-los e gerar respostas adaptativas que os tornam mais eficientes e prontos para aprender novas habilidades sensório motoras para brincar, para ter autonomia nas atividade diárias como se alimentar, vestir, despir, usar o banheiro, ir a escola e se relacionar com os amigos e outros grupos sociais.
 
Quais outros métodos o terapeuta utiliza para integrar o autista e melhorar suas repostas no ambiente?
Existem além da Integração Sensorial outros métodos de tratamento que propõem intervenções que são dirigidas por terapeutas como o Floortime, Terapias Comportamentais ABA em diferentes ambientes como clínica, escolas, casa e na comunidade.
No entanto existem intervenções que são apoiadas por terapeutas que orientam o uso de estratégias sensoriais que tem o objetivo de facilitar respostas comportamentais. Essas estratégias podem ser efetivadas através de Programas para casa, Dietas Sensoriais, indicação de recursos como o uso de coletes e cobertores ponderados que diminuem a atividade corporal. Há também programas que dão suporte às modificações ambientais que facilitam a organização da criança como por exemplo alteração da iluminação, diminuição de estímulos auditivos, assentos adaptados que podem melhorar as respostas da criança autista em ambientes ou em condições pouco favoráveis a essas crianças.
 

Lígia de Godoy Carvalho é terapeuta ocupacional em Campinas

 
 

Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Aplikasi Bambu4d
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Bambu4d
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Lexitoto
Lexitoto
Aplikasi Lexitoto
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Lexitoto
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Situ Togel Online
Situs Togel Amanah
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Prediksi Togel Lexitoto