Todo mundo sabe que praticar exercícios físicos regularmente faz toda a diferença pra nossa qualidade de vida. A prática de algum esporte, a caminhada e a corrida, trazem muitos benefícios para nosso organismo como um todo.
Especialmente a corrida, é considerada uma poderosa arma contra a depressão, por isso também, um esporte que atrai cada vez mais adeptos no mundo todo.
Correr na rua ou na esteira? Sozinho ou em grupo? Não importa. O importante é escolher um bom par de tênis e um local agradável, de preferencia ao ar livre, para correr. Sempre consciente dos seus limites e principalmente com orientação técnica.
Confira abaixo os benefícios que a corrida pode trazer:
Emagrece. Correr 30 minutos promove um gasto energético de aproximadamente 800 kcal. A corrida movimenta grandes grupos musculares. Quanto mais tempo durar a atividade, maior será a liberação de hormônios que agem para o corpo utilizar a gordura como fonte de energia;
Tonifica os músculos. A corrida reduz a flacidez, diminui e controla a percentagem de gordura corporal e melhora a tonificação muscular.
Melhora a qualidade do sono;
Fortalece o coração. O exercício físico aumenta a aptidão cardiorrespiratória. É um importante aliado no controle de lipídios no organismo, bem como na redução de riscos de doenças cardiovasculares;
Melhora o humor. A corrida aumenta o nível de dopamina, um neurotransmissor que dá a sensação de prazer, além de aumentar os níveis de serotonina, provocando bem estar. Uma grande aliada no diminuição do stress e dos sintomas da TPM;
Melhora a ansiedade e a tensão;
Acelera o metabolismo. Durante a corrida os níveis de produção e secreção dos hormônios tiroidianos, T3 e T4, aumentam, controlando o metabolismo energético e a eficiência do gasto energético.
Auxilia na redução da osteoporose. O impacto do corpo no solo aumenta a resistência dos ossos.
Estimula o raciocínio e a memória. A corrida exige concentração.
Combate doenças. A corrida aumenta a sinalização de uma proteína no cérebro, chamada de BNDF, que eleva os neurônios no hipocampo, região da memória.
Melhora a obstrução de vasos sanguíneos e a captação da glicose, o que diminui o risco de diabetes.
Diminuição da pressão sanguínea
Estimula a libido. A corrida renova a energia feminina. Ajuda a mulher a conhecer e respeitar melhor o seu corpo, contribuindo para elevar a auto-estima, e assim estimulando a libido.