Suicídio assistido é aprovado na Califórnia

  • 2015 out 06

O estado da Califórnia, nos Estados Unidos, acaba de aprovar a lei que autoriza o suicídio assistido por pacientes em fase terminal.

A lei já estava em aprovação há vinte anos e acompanhará os estados de Oregon, Vermont, Washington e Montana, sendo que em Oregon o processo já existe desde 1997. Países como Holanda, Suíça e Bélgica também aprovam a prática.

O suicídio assistido ainda é tabu para diversos estados e países, principalmente entre os mais religiosos. Nessa situação, o paciente deve ter apenas 6 meses de vida restante, ser maior de 18 anos e deve se automedicar com o remédio prescrito pelo médico e ser acompanhado de duas testemunhas.

O caso mais recente, que foi assunto de diversos portais e caso de comoção nacional, foi o de Brittany Maynard, que, aos 29 anos, foi diagnosticada com câncer de cérebro, e teve que se mudar para Oregon, onde já existia a lei. Seu caso levantou novamente o debate e foi o impulso neessário para que a lei fosse aprovada.

Eu não sou suicida. Eu não quero morrer. Mas estou morrendo. E quero morrer segundo meus próprios termos“, escreveu em artigo para a CNN, menos de um mês antes.

compartilhe:

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up