Busca
avançada
  1. Home
  2. Hipertensão, conheça as causas e como tratar
Hipertensão, conheça as causas e como tratar

Hipertensão, conheça as causas e como tratar

  • 25/04/2018
  • 0 Likes
  • 146 Visualizações
  • 0 Comentários

Abril é o apenas o quarto mês do ano e mais de 109 mil brasileiros já morreram de doenças cardiovasculares, segundo o “Cardiomêtro” da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Cerca de trezentas mil pessoas morrem por ano no País em0 decorrência de doenças cardiovasculares, e metade delas por causa da pressão alta, de acordo com a Sociedade Brasileira de. Já a Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que cerca de 30% da população adulta têm hipertensão no Brasil.
Apesar do dia 26 de abril ser lembrado como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o alerta da importância da redução dos riscos cardiovasculares a partir do controle da pressão vale para todos os dias do ano. Hábitos saudáveis como boa alimentação, prática de atividades físicas e medir a pressão periodicamente podem salvar muitas vidas.
O que é Hipertensão?
Usualmente chamada de pressão alta, hipertensão é ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 14 por 9, explica a Sociedade Brasileira de Hipertensão. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
A pressão alta ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Os vasos são recobertos internamente por uma camada muito fina e delicada, que é machucada quando o sangue está circulando com pressão elevada. Com isso, os vasos se tornam endurecidos e estreitados podendo, com o passar dos anos, entupir ou romper. Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, causa a angina que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso, leva ao “derrame cerebral” ou AVC. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração até a paralisação dos órgãos. Todas essas situações são muito graves e podem ser evitadas com o tratamento adequado, bem conduzido por médicos.
Por ser silenciosa, a hipertensão é ainda mais grave. Como resultado, a doença é responsável, ainda, por 40% dos infartos e 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC). “A hipertensão pode ser causada por questões genéticas. Outros fatores de risco mais comuns são, principalmente, dieta inadequada, com excesso de sal, obesidade, sedentarismo e tabagismo. Muitas pessoas nem sabem que têm o problema pela ausência de sintomas, até que ocorra algo mais grave. Por isso a medição da pressão periodicamente pode salvar vidas, bem como a prática de atividades físicas, pois a caminhada, por exemplo, tem um efeito vasodilatador importante”, explica o cardiologista da Unimed-BH, José Pedro Jorge Filho.
Alimentação 
O excesso de peso é um dos grandes fatores de risco para a hipertensão e a OMS aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo, que atinge cerca de 600 milhões de pessoas. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mais da metade da população brasileira está com sobrepeso e a obesidade já atinge 20% dos adultos.
No caso dos brasileiros, os hábitos alimentares têm como forte característica o consumo de quantidades desnecessariamente grandes de sal, carboidratos e gorduras, conforme explica Luiz Velloso, cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo. “Seria um grande avanço para a saúde de nossa população se as novas gerações fossem habituadas a uma alimentação mais saudável, com maior consumo de fibras, substituindo boa parte do sal pelas variadas ervas e condimentos de que dispomos, e os carboidratos por vegetais e legumes.”
 
Baixas temperaturas
Um período em que os cuidados com a hipertensão devem ser redobrados é quando as temperaturas caem. “Há uma relação direta entre clima frio e hipertensão. No outono e inverno, aumentam resfriados, gripes e também existe tendência de alterações circulatórias, como a elevação da pressão arterial. Ainda, nesta época do ano, a poluição do ar atmosférico piora, o que também pode aumentar a pressão”, explica o cardiologista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Fernando Barreto.
O especialista explica que esta relação ocorre por um mecanismo natural chamado de homeostase, em que o organismo humano lança de várias táticas para manter a temperatura corporal constante, por volta dos 36,5ºC. “Isso faz com que a ativação do sistema simpático seja caracterizada pelo aumento dos batimentos cardíacos, vasoconstrição e aumento da concentração de açúcar no sangue. Como a nossa pressão arterial é resultado de uma multiplicação da frequência cardíaca com a resistência vascular, o número elevado de ambos em temperaturas mais baixas pode agravar quadro de pacientes hipertensos ou subir a pressão daquelas que não sofrem com isso”.
Entre os fatores que elevam a pressão arterial no outono e inverno estão o aumento de carboidratos e gorduras nas refeições para compensar o frio, além da diminuição de atividades físicas, já que as baixas temperaturas inibem exercícios ao ar livre, como caminhadas e pedaladas. “É importante manter uma dieta adequada, com pouco sal, e se exercitar. Essas duas medidas combinadas são capazes de prevenir as complicações da hipertensão, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido por derrame”, alerta o cardiologista. Para os já hipertensos, é preciso manter o uso regular de medicação, além de acompanhamento contínuo com médico especialista.
 
10 Mandamentos contra a pressão alta
– Meça a pressão pelo menos uma vez por ano.
– Pratique atividades físicas todos os dias.
– Mantenha o peso ideal, evite a obesidade.
– Adote alimentação saudável: pouco sal, sem frituras e mais frutas, verduras e legumes.
– Reduza o consumo de álcool. Se possível, não beba.
– Abandone o cigarro.
– Nunca pare o tratamento, é para a vida toda.
– Siga as orientações do seu médico ou profissional da saúde.
– Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o lazer.
– Ame e seja amado.

  • Compartilhar:
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Aplikasi Bambu4d
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Bambu4d
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Prediksi Togel Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Bambu4d
Lexitoto
Lexitoto
Aplikasi Lexitoto
Aplikasi RTP Slot
Aplikasi RTP Booster
Aplikasi Slot Demo
Aplikasi Prediksi Togel
RTP Lexitoto
RTP IDN Slot
RTP PG Soft
RTP Habanero
RTP Microgaming
RTP TopTrend Gaming
RTP GMW
RTP Nolimit City
RTP Booster
Slot Demo Bambu4d
Slot Demo PG Soft
Slot Demo Habanero
Situ Togel Online
Situs Togel Amanah
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Lexitoto
Prediksi Togel Lexitoto