fbpx

Aprenda a preparar um delicioso ‘Fish and Chips’ para a Semana Santa

  • 2019 abr 04
Mariana Cunha, do Quintal do Talho, ensina a preparar um delicioso Fish and Chips

Para inovar nesta Semana Santa e sair do tradicional bacalhau,  a chef Mariana Cunha, do restaurante Quintal do Talho, em Vinhedo,  sugere o delicioso prato servido na casa, o Fish and Chips.

Receita muito tradicional no Reino Unido, foi adaptada para os costumes brasileiros por Mariana.  Como nome  diz, é um peixe empanado com uma massa  especial, acompanhado de batata frita.

“Um prato mais descontraído, que pode ser consumido tanto quanto como prato principal , como petisco. Tem aceitação muito grande no restaurante”, ressalta Mariana.

Para a receita, ela sugere usar a merluza. Mas pode ser outro que agrade mais o seu paladar. “Recomendo usar um peixe de carne branca, macia e com pouco espinho”, diz.

Na hora de comprar o peixe, a dica é  escolher um estabelecimento de confiança, que ofereça peixe fresco. Para facilitar o preparo, Mariana  recomenda comprar o filé já limpo. “Paga um pouco mais caro, mas compensa ao não desperdiçar, pois aproveita 100%  do que comprou”, justifica.

Ao preparar o empanado, o segredo é a cerveja, que deixa a massa mais macia e sequinha. “Importante usar uma pilsen ou lager”. Nessa receita Mariana usou uma lager da cervejaria Mafiosa, que ela serve no restaurante.

Para acompanhar o peixe, a tradicional batata frita palito ou rústica. Também vai bem com arroz branco ou salada verde.

E se a ideia for inovar ainda mais, Mariana recomenda montar um sanduíche, como também costuma servir o peixe empanado no restaurante. “Pão de brioche, molho relish e alface. Super versátil”, ensina.

Na decoração do prato, Mariana usa PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).  Nesta receita ela usou o cravinho.

Acompanhe a receita, passo-a-passo:

 

Fish and Chips

Ingredientes:

Postas de Merluza

ovo

suco de limão

alho

sal e pimenta

farinha de trigo

cerveja (pilsen ou lager)

Óleo para  fritar

 

Modo de preparo:

Tempere as postas de merluza com sal, pimenta do reino, alho e o suco de limão. Espelhe bem pelo peixe e deixe descansar por 3 minutos para o sabor fixar bem.

 

Enquanto isso, prepare a massa para empanar. Em um prato fundo, bata o ovo e acrescente um pouco da cerveja, que dá leveza ao empanado. Misture.

 

Acrescente a farinha aos poucos até a mistura atingir o ponto de um creme consistente mas não muito espeço.

 

Essa  é a consistência ideal para a mistura do empanado.

 

Empane as postas de merluza e frite no óleo em imersão.

 

Retire do óleo, deixe escorrer e sirva com batata frita.

 

Fonte: Receita: Mariana Cunha – Quintal do Talho/Texto: Ana Paula Bardella / Fotos: Rebeca Von Zuben

 

compartilhe:
keyboard_arrow_up