fbpx

Surpreenda nesta Páscoa e prepare Raviolli de figo turco alla panna com tartufo e porcini

  • 2019 abr 16
Sugestão do chef Rogério Bertazzoli, da Osteria Limoncello, em Vinhedo

 

Para comemorar a Páscoa com um prato tipicamente italiano, fugindo do tradicional bacalhau e sem deixar de levar sabor à mesa, nada melhor que uma boa massa.

A sugestão do chef Rogério Bertazzoli, da Osteria Limoncello, em Vinhedo, une o recheio agridoce do raviolli, com a trufa e o porcini no molho branco. “O sabor agridoce e a trufa têm tudo a ver com a Páscoa”, recomenda o chef.

O prato está no cardápio do restaurante há apenas um mês, mas já está entre os mais pedidos pelos clientes, principalmente àqueles que apreciam o sabor exótico das trufas.

Para a massa, Bertazzoli escolheu o raviolli de fico turco, que você pode fazer em casa. A sugestão é usar a farinha de trigo integral italiana, que deixa a massa mais leve e uma cor mais suave (ele ensina a preparar ao fim da matéria).  Outra opção, mais prática, é comprar a massa já pronta, com o recheio agridoce de sua preferência. Nesta receita ele usou figo turco seco e queijo brie para rechear os raviollis.

O segredo desta receita está no molho. Apesar de simples e rápido de se preparar, é repleto de sabores e requinte.

Acompanhe, passo a passo, o preparo deste delicioso prato:

 

Raviolli de figo turco alla panna com tartufo e porcini

 

Ingredientes (para 1 porção):  10 gramas de manteiga aromatizada com sálvia; Lascas de presunto parma; 150 ml de creme de leite fresco; 3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado; Sal; Pimenta; 1 colher de chá de tartufo e porcini; Lascas de castanha-do-pará para decorar

 

Preparo:  Em uma panela, coloque a água para ferver.

Enquanto isso, em outra panela, derreta a manteiga e acrescente  as lascas de presunto parma a gosto. Frite até deixar pegar um pouco no fundo da panela para soltar mais sabor.

Junte o creme de leite fresco e misture. Deixe reduzir. Acrescente o parmesão ralado e mexa até o molho encorpar, mexendo sempre para não queimar.

 

Tempere a gosto com o sal e a pimenta. Desligue o fogo. Acrescente o tartufo e o porcini. Misture levemente.

Acrescente o raviolli à água fervente e deixe cozinhar por 5 minutos até a massa ficar al dente. Escorra a água, despeje o raviolli na panela do molho e deixe que cozinhem juntos por mais 1 minuto.

 

Montagem: Com cuidado, arrume a massa no prato, despeje o restante do molho por cima, e cubra com lascas de castanha-do-pará. Sirva em seguida.

 

Receita de massa fresca: Os ingredientes são farinha de trigo integral italiana, ovo e sal. Para cada 100 g de farinha de trigo, use 1 ovo e 1/2 colher (de chá) rasa de sal.  Tenha um pouco mais de farinha de trigo para abrir a massa e para polvilhar. Preparo: Coloque a farinha de trigo e o sal em um recipiente, abra um buraco no meio e coloque os ovos. Com um garfo bata os ovos, até espumar. Depois vá agregando a farinha de trigo, primeiro com o garfo mesmo e depois com as mãos. Misture bem até ficar uma massa homogênea e soltar das mãos. Sove bem a massa, amassado e esticando a massa até ela ficar mais “leve”, cerca de 10 minutos. Enrole a massa em papel filme (ou alumínio) e deixe descansar por uns 20 minutos. Depois do descanso, sove a massa um pouquinho mais e abra. Se não tiver o cilindro, use o pão de macarrão.

Recheio de figo: Figo seco e queijo brie. Passe os dois no processador. Use a mistura para rechear a massa.

 

Fonte: texto Ana Paula Bardella / Fotos: Rebeca Von Zuben

 

 

 

compartilhe:
keyboard_arrow_up