Gaia, nossa Mãe Terra

  • 2017 abr 20

No dia 22 de abril se comemora o Dia Mundial da Terra. A data foi criada em 1970, pelo senador americano Gaylord Nelson, com o objetivo de conscientizar os habitantes da importância e da necessidade da conservação dos recursos naturais do mundo.
Falando na Terra não deixaríamos de citar a nossa maior inspiração, a deusa Gaia. Na mitologia grega, Gaia é a deusa primordial, geradora de todos os deuses, a deusa-terra, um dos primeiros elementos que surgiu no despontar da criação, junto com o Ar, Mar e Céu.

Reverenciar Gaia não requer nenhuma fé, a simples consciência das manifestações da natureza que ocorrem a nossa volta, já é o bastante para absorvermos sua energia.

O Guia Gaia convida a todos para alguns momentos de contemplação, diariamente.

 

Dados curiosos do nosso planeta:

– A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total;

– Aproximadamente 70% da área total é composta por água;

– o volume de água doce no planeta está em torno de 2,5% e a salgada corresponde a 97,5%;

– 50% da água doce do planeta está situada no subsolo;

– O planeta Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos;

– A população humana da Terra é de aproximadamente sete bilhões de pessoas;

– A temperatura média da Terra gira em torno de 15º C. Gases como o dióxido de carbono, o metano e o vapor d´água em nossa atmosfera, formam uma camada que aprisiona parte do calor do Sol. Se não fossem esses gases, a Terra seria um ambiente gelado, com temperatura média de -17º C. Esse fenômeno é chamado de efeito estufa. Não fosse por ele, a vida na Terra não teria tamanha diversidade.

– No último século, a temperatura da Terra aumentou em 0,7º C.

A conservação da Terra é uma preocupação que vem se acentuando. Muito em função das atividades humanas, as quais vêm ocasionando problemas de degradação ambiental.

O que você está fazendo para reverenciar Gaia?

compartilhe:

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up