fbpx

Frutas secas deixam a ceia natalina mais bonita e saborosa

  • 2016 dez 21

Numa ceia natalina bonita e saborosa não pode faltar as famosas frutas secas. E como no Brasil temos fartura deste tipo de frutas, fica fácil usar estas delícias e deixar nossa ceia ainda mais convidativa e apetitosa!

As frutas secas representam muito mais do que apenas um item gastronômico. Elas eram um presente durante as celebrações, na antiga Roma. Muito apreciadas pelas crianças, ora como brinquedos, ora como comida, nas classes sociais mais abastadas, as frutas secas eram cobertas de ouro, passando a servir como presentes e decorações.

Em Roma, cada tipo de fruta seca tinha um significado. As nozes estavam ligadas à prosperidade e abundância, as avelãs evitavam a fome, e as amêndoas protegiam as pessoas dos efeitos da bebida. Por isso usar frutas secas na ceia de Natal, como decoração, ou mesmo para consumir, faz parte de uma tradição romana que tem ligação com a ausência de fome, com a pobreza e com o excesso de bebidas.

No Brasil as frutas secas mais comuns na época de Natal são as castanhas, de caju e do Pará, nozes, damascos, tâmaras, macadâmia, uva passa, pistaches, avelãs e amêndoas.

Além do sabor e da beleza que estas frutas dão à nossa ceia, elas ainda fazem muito bem para nossa saúde. As oleaginosas como nozes, avelãs, amêndoas e castanhas oferecem benefícios para o coração, doenças relacionadas ao açúcar no sangue e também no emagrecimento. Ricas em ômega 3, garantem saciedade, contém nutrientes importantes, como as fibras, o magnésio e o cálcio, além de doses de antioxidantes.

Nozes, amêndoas e castanha do pará apresentam grande concentração de proteína vegetal, vitamina E, selênio, manganês e zinco, importantes na firmeza e hidratação da pele.

Aliadas na dieta do dia a dia, por serem saudáveis e práticas para carregar e ter sempre à mão são ideais para enganar a vontade de comer doces. Mas cuidado! Estas frutas concentram grande quantidade de açúcar. Atenção para o consumo moderado.

Decorando a mesa e a ceia, ou desfrutando dos seus sabores, as frutas secas são ingredientes indispensáveis nesta época do ano. Aproveite suas propriedades!

compartilhe:
keyboard_arrow_up