fbpx

Abelhas e flores na 38ª Expoflora

  • 2019 ago 29

Holambra se veste de cores e aromas na festa das flores e paisagismo

A Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, será realizada no período de 30 de agosto a 29 de setembro, de sexta a domingo, em Holambra, no interior de São Paulo. Antiga colônia holandesa, a cidade tem, hoje, 15 mil habitantes e responde por cerca de 50% do comércio brasileiro de flores e plantas ornamentais.   O evento promove em 2019 a sua 38ª edição e recebe, a cada ano, cerca de 300 mil visitantes de todas as partes do Brasil. Uma mostra de paisagismo e decoração com 19 ambientes sustentáveis é uma das atrações da Expoflora.

Abelhas e flores na 38ª Expoflora
Solar da Fazenda

Realizada em um imenso parque de 250 mil metros quadrados, o evento apresenta, ainda, a Exposição de arranjos florais, a Parada das flores e Chuva de pétalas, o Shopping das flores, o Passeio turístico por Holambra com visita a uma fazenda produtora de flores, parque de diversões, minissítio, Museu de Holambra, danças e gastronomia típicas holandesas.

E pela primeira vez, a Expoflora contará com um espaço focado em abelhas e na polinização de flores.

Abelhas e flores na 38ª Expoflora

A novidade é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) e o Projeto Kombee vão levar uma kombi adaptada para oficinas de educação ambiental tendo como tema as abelhas sem ferrão.

A importância das abelhas para a conservação da biodiversidade é algo que está em pauta em todo o mundo. E a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina é um ótimo lugar para realizar essa conscientização.

Sobre a A.B.E.L.H.A. – A Associação Brasileira de Estudo das Abelhas tem o objetivo de liderar a criação de uma rede em prol da conservação de abelhas e outros polinizadores. Sua missão é reunir, produzir e divulgar informações, com base científica, que visem à conservação da biodiversidade brasileira e à convivência harmônica e sustentável da agricultura com as abelhas e outros polinizadores.

 Sobre o Projeto Kombee – A Kombee é um projeto criado pela empresa KombiLab para promover a educação ambiental, utilizando como ferramenta didática o incrível mundo das abelhas sem ferrão, que são nativas do Brasil. Página no Facebook: facebook.com/projetokombee

Abelhas e flores na 38ª Expoflora
Kombee

O espaço da A.B.E.L.H.A./Kombee contará com biólogos especialistas em abelhas coordenando o trabalho de educação e disponíveis para entrevistas. No entanto, é preferível agendamento prévio via assessoria de imprensa (contatos abaixo).

Mais sobre abelhas, flores e paisagismo:

  • Abelhas sem ferrão – Essas espécies de abelhas são dóceis, podem ser criadas em casa e se alimentar nas flores do jardim.
  • Sugestões de plantas amigas das abelhas – Vamos indicar aos visitantes plantas com flores ricas em nutrientes para abelhas. Assim, além de deixar a casa mais bonita, elas ajudam a conservar a biodiversidade.
  • Preferência para plantas nativas – A atual tendência no paisagismo é a criação de jardins funcionais com a adoção de espécies naturais do Brasil, que ajudam a conservar animais polinizadores (insetos, pássaros etc.), que, por sua vez, garantem a biodiversidade local.
  • Abelha não faz só mel – Elas também polinizam as flores na cidade e no campo, ajudando a conservar a biodiversidade.
  • Cuidado: planta venenosa – Pouca gente sabe, mas tem plantas muito usadas por paisagistas que são tóxicas para abelhas.
  • Plantas frutíferas dependentes de abelhas – Morango, maracujá, jabuticaba, pitanga, goiaba, tomate e maçã são algumas das espécies do pomar beneficiadas pela ação de polinizadores, como as abelhas.
  • Como ajudar na conservação das abelhas em casa – Adoção de plantas ricas em alimentos para as abelhas; identificação correta de abelhas (sem confundir com outros insetos, como moscas e pernilongos); redução do uso de inseticidas; remoção profissional de colmeias, entre outras práticas.

 Serviço

38ª Expoflora

Localização: Holambra – SP
Data: 30 de agosto a 29 de setembro de 2019, de sexta a domingo
Horário: das 9h às 19h

Os ingressos custam R$ 52,00 nas bilheterias

site www.ingressorapido.com.br.
Ingressos para grupos: reservas@expoflora.com.br / 19 3802-1499
Informações para o público: 19 3802-1421 e expoflora@expoflora.com.br

 

compartilhe:
keyboard_arrow_up