Salve São Pedro e São Paulo

  • 2017 jun 29

São eles os santos que encerram as comemorações juninas, fechando as portas de junho.

Realizadas em igrejas, nas casas, nas ruas, as festas com fogueira, quadrilha, bandeirinhas, comidas feitas com os derivados do milho, música, dança, brincadeiras e muita alegria animam os dias de frio.

Embora seja atualmente uma comemoração ligada às tradições católicas, as festas juninas têm suas raízes nas celebrações pagãs, quando os povos da antiguidade organizavam rituais em que pediam fartura nas colheitas, durante o solstício de verão no hemisfério norte, e o solstício de inverno, no hemisfério sul.

O costume foi reproduzido na Europa, até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-lo resolveu cristianizá-lo, instituindo dias de homenagem aos três santos, Santo Antônio (no dia 13), São João (no dia 24) e São Pedro (no dia 29).

São Paulo também é homenageado no dia 29, quando também é considerado o Dia do Papa, pois São Pedro foi o primeiro Papa da Igreja.

As comemorações deixam saudade. Mas com sorte quem sabe ainda encontramos uma Festa Julina para curtir os quitutes e animação desta época.

compartilhe:

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up