Cuidando e salvando vidas

  • 2017 jun 30

Os primeiros locais semelhantes a hospitais surgiram na Antiguidade com o objetivo principal de cuidar de feridos de guerra. No entanto apenas com a expansão do Cristianismo, por volta do século IV, esses locais tornaram-se mais comuns e passaram a fornecer assistência, não só para doentes, mas também para peregrinos e pobres.

As pessoas que necessitavam de cuidados procuravam inicialmente os templos religiosos a fim de pedir a cura para o seu deus. Ao abrigarem-se nesses locais, doentes, pobres e peregrinos recebiam cuidados e eram tratados pelos religiosos. Esses locais serviram como moldes para a criação dos hospitais como conhecemos atualmente.

No Brasil, o primeiro hospital criado foi a Santa Casa de Misericórdia de Santos, no ano de 1543, por iniciativa do português Brás Cubas.  Na ocasião não havia médicos para atuar nesse local, os encarregados de cuidar dos enfermos eram os jesuítas. No dia 2 de julho de 1945, o atual prédio da Santa Casa de Misericórdia de Santos foi inaugurado pelo presidente Getúlio Vargas. Na época, o prédio destacava-se pela sua estrutura e por ser um dos maiores do país.

Graças a esse importante passo para a promoção da saúde no Brasil, o dia 02 de julho passou a ser considerado o Dia do Hospital.

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up