Cuidando da Visão

  • 2017 jul 10

Dia Mundial da Saúde Ocular – 10 de julho

Até o ano passado havia mais de 1,2 milhão de cegos no Brasil. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e/ou tratáveis. Isso significa que quase 700 mil brasileiros que são cegos poderiam estar enxergando se tivessem recebido tratamento adequado e em tempo adequado. Por isso, o acesso ao atendimento médico oftalmológico é decisivo para alterar as condições de saúde ocular do povo brasileiro. Em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão. Sendo que 90% dessas pessoas são habitantes dos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento (Brasil).

Segundo pesquisa realizada no Brasil pelo Instituto Penido Burnier, apesar de 77% dos brasileiros afirmarem que a visão é um sentido muito importante, quando se trata de cuidados com a saúde ocular, a maioria das pessoas, entre 25 e 65 anos, desconhece a importância disso!

A infância é a fase mais importante do desenvolvimento da visão, pois é nela que muitas doenças podem ser detectadas e tratadas.  O primeiro exame de vista deve ser realizado aos três anos, caso não apareçam sintomas antes disso. Dentre os problemas mais comuns nessa faixa etária estão as ametropias – que são miopia, astigmatismo ou hipermetropia. Os médicos lembram ainda, que a atenção dos pais é fundamental para detectar se a criança precisa ou não de óculos.

E mesmo quem não tem doenças oculares ou não usa óculos deve visitar o oftalmologista e fazer exames de vista, pelo menos, anualmente. Não espere  apresentar algum sintoma para procurar um médico. Manter visitas regulares ajuda na prevenção de problemas oculares e evita agravamentos decorrentes de doenças assintomáticas (sem sintomas). Entretanto, se você apresenta algum sintoma como: lacrimejamento, olho vermelho; secreção; crostas nos cílios; aperta ou arregala os olhos para enxergar melhor; aproxima-se muito da televisão ou aproxima muito o papel para ler; necessita afastar os objetos do rosto para ler ou ver melhor; inclinação de cabeça; visão embaçada; fotofobia (sensibilidade excessiva à luz); dores de cabeça; visão dupla; desvio ocular, procure com urgência o profissional de sua confiança.

Não tem esses sintomas? Mesmo assim, é preciso cuidar dos olhos todos os dias. Ai vão algumas dicas:

Cuidado com o sol: Reduza a exposição dos olhos ao sol e a muita claridade e use óculos escuros.

Evite coçar a região dos olhos. Evite o uso excessivo de colírios. Sempre limpe a região dos olhos. Maquiagens podem causar reações alérgicas. Procure marcas de qualidade ou hipoalergênicas de sua confiança para evitar problemas na região dos olhos.

Postagens Relacionadas

keyboard_arrow_up